Rouba 19 igrejas em dois meses
Operação da GNR leva à detenção do suspeito.
Durante o dia o assaltante, de 30 anos, residente em Cantanhede, fazia o reconhecimento das igrejas que pretendia atacar e identificava os pontos vulneráveis. De madrugada arrombava portas e janelas e do interior levava tudo o que tinha valor e conseguia transportar: desde a caixa de esmolas, até peças de ouro e imagens de arte sacra.
Os assaltos intensificaram-se nos últimos dois meses. Há suspeitas de que tenha feito 19 furtos em igrejas e capelas de Cantanhede, Aveiro, Bragança e Anadia. Na segunda-feira, uma busca do Núcleo de Investigação da GNR de Cantanhede à casa do homem, já com antecedentes, permitiu recuperar vários objetos. Particularmente peças de ouro e imagens de arte sacra levadas, nessa madrugada, da igreja de São Paio, em Requeixo, Aveiro. Depois de identificado pela GNR foi entregue à PJ de Aveiro que o deteve.
A maioria dos furtos ocorreu no concelho de Cantanhede. "Até um órgão de igreja levou" conta Licínio Assunção, sacristão em Ourentã. Em Bolho, registaram-se três furtos, diz Manuel Oliveira, sacristão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt