Sabores do fumeiro em Trás-os-Montes
Montalegre, a bem dizer, já foi. A feira do fumeiro e presunto decorreu este fim-de-semana, com o sinal de partida dado pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, na passada quinta-feira. É tempo agora de ponderar seriamente uma visita a Chaves, onde já a partir de sexta--feira, dia 18, arranca no pavilhão gimnodesportivo o certame Sabores e Saberes.
O fumeiro é rei, mas a identidade flaviense está representada pelo folar, pelo incontornável pastel de Chaves e pelo pão de centeio. Aqui, como em Montalegre, a batata dá sinais de reanimação, mas em Chaves incentiva-se também a couve penca, que já ganhou notoriedade.
BOTICAS E VINHAIS
No fim-de-semana seguinte, de 25 a 27 de Janeiro, é a vez de Boticas, que organiza a sua décima feira gastronómica do porco. Prometida está a presença das tasquinhas que contribuíram nas edições anteriores para o sucesso da feira, confeccionando pratos tradicionais e petiscos à base da carne de porco e fumeiro.
Vinhais termina o mês de Janeiro e inicia o de Fevereiro. A terra aproveita as condições naturais e clima de Invernos longos e frios e Verões quentes e curtos para a cura perfeita do fumeiro regional. Vinhais conta ainda com o porco bísaro, raça autóctone perfeitamente adaptada ao maneio e alimentação tradicional.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt