Saca 12 mil euros a centro de saúde
Funcionário ficou com o dinheiro das taxas moderadoras.
O esquema usado pelo homem de 39 anos era simples, rentável e já durava há pelo menos seis anos. O suspeito ficava com o dinheiro dos utentes, referente às taxas moderadoras das consultas, no Centro de Saúde de Seia e alterava os registos no computador. Foi detido pela PJ da Guarda e esta quinta-feira foi presente a um juiz, que lhe aplicou termo de identidade e residência.
Há muito que os responsáveis da unidade desconfiavam de que algo não estava certo e alertaram a PJ, que encetou a investigação.
O homem, que tinha como missão receber e depositar o dinheiro em contas públicas, ficava com essas quantias, provenientes das taxas moderadoras, pagas pelos utentes do centro de saúde e extensões dele dependentes. Depois, como tinha acesso a todo o registo informático, anulava as consultas, destruía os documentos ou alterava os dados, como se o utente estivesse isento do pagamento.
Lesou o centro de saúde em mais de doze mil euros e vai responder pelos crimes de peculato, falsificação de documentos e falsidade informática.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt