Salva pescadores em apuros no mar
Embarcação próxima foi alertada por colegas e foi em socorro.
Os tripulantes da embarcação ‘Mar de Esmoriz’ não imaginavam aquilo que o mar lhes tinha reservado para a manhã de ontem. Ao largo da praia de Paramos, em Espinho, os quatro pescadores (com idades entre os 30 e os 56 anos) foram surpreendidos pela força das ondas que atingiram o barco. Assim que perceberam que o motor estava danificado, pediram auxílio aos companheiros de faina.
"O mar estava forte e uma onda bateu-nos. Ficou tudo cheio de água e o motor caiu. Para evitar males maiores, liguei aos meus camaradas e pedi apoio", contou ao CM Telmo Zarrais, arrais do barco acidentado. Ao saber que os colegas estavam em apuros, um pescador, que estava nas imediações, decidiu socorrê-los. Por temer o pior, lançou-se ao mar com mais dois companheiros.
"Eu sei que esta vida não é fácil e, por isso, pensei que estavam aflitos. Agarrei nos coletes e fui logo ajudá-los.
Felizmente, estavam bem. Só tivemos de retirar a água da embarcação e fazer o motor pegar", disse Leandro Gonçalves, arrais do barco que prestou auxílio. Apesar do susto, os quatro pescadores escaparam ilesos e atracaram, em segurança, na praia de Silvalde, um areal vizinho.
Conscientes dos perigos que enfrentam todos os dias, os pescadores garantem que o que os consola, em momentos de aflição, é saber que podem sempre contar com uma mão amiga. "Somos uns para os outros. Os pescadores são uma verdadeira família", sublinham.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt