São João com 21 marchas a desfilar junto ao Douro
Treze grupos percorrem, à noite, a beira-rio entre a ponte Luís I e o cais, a celebrar os 500 anos da circum-navegação.
Se o Santo António já acabou e o S. João está a chegar, Vila Nova de Gaia começa, já este sábado, a festejar os santos populares com as marchas sanjoaninas a encherem a beira-rio de cor e animação.
À tarde, os oito grupos infantis vão dar o mote para a noite de festa, que se iniciará com os tambores dos Mareantes do Douro a marcarem o arranque do percurso das 13 marchas, com participantes de todas as freguesias, entre a ponte Luís I e o cais. Já na noite de S. João, no dia 23, há concerto dos D.A.M.A e, depois do fogo de artifício, segue o baile com O Albatroz.
As marchas são, este ano, alusivas aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães. A iniciativa conta ainda com Cátia Oliveira, que abrirá a noite de festa cantando a Grande Marcha de Gaia. No cais, estará instalado o júri - composto por 13 individualidades ligadas à moda, artes plásticas, música e dança.
Avaliará os figurinos, a coreografia, adereços e música, entre outros aspetos de cada uma das 13 marchas. Ao todo, participam 15 associações e coletividades: duas freguesias juntam dois grupos no mesmo desfile; Santa Marinha e Afurada levarão duas marchas.
À tarde, a partir das 15h00, as marchas infantis juntam crianças de Canidelo, do SolMaior, da Olival Social, do Candal, da Madalena, do IESF, do Abrigo Seguro e de Grijó, entre o largo Sampaio Bruno e o cais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt