'Secreta' portuguesa alerta para ataque informático da Rússia
Serviços de Informações e Segurança diz que operação do serviço de informações militares russos comprometeu segurança dos “routers”.
O Serviços de Informações e Segurança (SIS) alertou, esta quarta-feira, para um ação de ciberespionagem da Rússia que comprometeu a segurança dos “routers”, “com o objetivo de intercetar e de exfiltrar informação sensível de natureza governamental, militar e referente a infraestruturas críticas”.
De acordo com uma nota publicada no site dos serviços de informações portugueses, a secreta militar russa (GRU) “com base na exploração hostil destes equipamentos, conseguiu, desde 2024, comprometer, não apenas credenciais e tokens de autenticação, mas também comunicações por email e dados de navegação na Internet protegidos por protocolos SSL e TLS, redirecionando o tráfego online que transita pelos routers das vítimas para infraestrutura informática remota e sob o controlo do agente de ameaça”.
O SIS refere que a operação levada a cabo pelos russos teve como o resultado “o comprometimento de informação sensível e da privacidade digital de cidadãos e de instituições dispersas à escala internacional”. “Esta operação de ciberespionagem russa enfatiza, uma vez mais, a sofisticação, a clandestinidade e o alcance global de agentes de ameaça que regularmente atuam no ciberespaço para a prossecução encoberta de objetivos táticos e estratégicos de Estados hostis”, acrescentou o serviço de informações.
“O Serviço de Informações de Segurança junta-se aos seus parceiros da Alemanha, Canadá, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Roménia e Ucrânia, para a difusão de um alerta coordenado destinado a alertar o público e encorajar os defensores das redes e proprietários dos aparelhos a tomarem as ações necessárias para reduzirem o potencial e a superfície destes ataques”, refere ainda o comunicado, aconselhando o contacto com o SIS, em caso de suspeitas de comprometimento dos aparelhos informáticos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt