Seis anos de prisão em comunidade terapêutica para autor de cinco roubos em Braga

Arguido de 23 anos vai ainda ter de indemnizar as vítimas em cerca de 2500 euros.

16 de novembro de 2021 às 20:33
Tribunal xxx Foto: DR
Partilhar

O Tribunal de Braga condenou esta terça-feira a seis anos de prisão, a cumprir em comunidade terapêutica para tratamento da toxicodependência, um homem que entre outubro e novembro de 2020 praticou cinco roubos, um furto e um sequestro naquela cidade.

O arguido, de 23 anos e residente no Bairro Social Santa Tecla, em Braga, vai ainda ter de indemnizar as vítimas em cerca de 2.500 euros.

Pub

O primeiro episódio registou-se em 20 de outubro, quando o arguido, num posto de abastecimento de combustíveis, abordou um condutor, apontou-lhe uma navalha e obrigou-o a levá-lo ao referido bairro, tendo-lhe ainda roubado dinheiro e um telemóvel.

Outros casos relacionam-se com roubos numa residência universitária e a estafetas de pizzas.

Pub

Em tribunal, o arguido confessou a generalidade dos factos, contextualizando-os com circunstancialismo de consumo de cocaína, heroína e haxixe, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, inatividade laboral e falta de suporte familiar.

Na altura, o arguido vivia sozinho, uma vez que os pais se encontravam presos.

Na medida da pena, o tribunal ponderou o valor "não significativo" dos bens apropriados em todos os crimes, à exceção de um.

Pub

O tribunal considerou ainda que a violência usada nos crimes de roubo "não atingiu a gravidade que frequentemente atingem outras condutas subsumíveis nos mesmos tipos legais".

Teve também em consideração a juventude do arguido, bem como a situação de consumo de estupefacientes, de inatividade laboral e de desorganização pessoal e familiar que esteve subjacente à prática dos factos.

O cumprimento da pena em comunidade terapêutica será vigiado por meios eletrónicos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar