Pescadores salvos em Aveiro
'Cordeiro de Deus' foi ao fundo quando regressava da faina.
Regressavam da faina com cerca de 500 quilos de sardinha a bordo quando o barco começou a adornar. Em poucos minutos, o ‘Cordeiro de Deus’ foi ao fundo, perante o olhar dos tripulantes, da Gafanha da Nazaré.
Os seis homens, todos familiares, foram recolhidos pelas tripulações do ‘Duas Aninhas’ e do ‘Pantera’, que na altura navegavam próximo da embarcação naufragada. O acidente ocorreu às 07h20 desta segunda-feira, a três milhas da costa de Aveiro.
"Ainda não percebi o porquê de o barco ter começado a adornar e em menos de cinco minutos foi ao fundo. "Tentámos tirar o peixe e libertar as redes, mas foi muito rápido e não tivemos tempo", diz ao CM o mestre Márcio André dos Santos, de 28 anos.
Com os coletes salva-vidas vestidos e com calças especiais que permitem manter os homens à ‘tona’ da água, os seis pescadores foram recolhidos pelas duas embarcações, que regressavam da faina.
"Apesar das embarcações estarem muito próximas, acredito que os coletes e as calças especiais poderão ter salvo a vida destes homens", afirma Adelino Vieira, presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Os seis náufragos chegaram a terra sem qualquer ferimento e os meios de socorro entretanto acionados foram dispensados. Ainda durante a manhã começaram os trabalhos para retirar o ‘Cordeiro de Deus’ do fundo do mar, mas só hoje deverão ficar concluídos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt