Sete assaltos numa semana nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Bragança

Uma onda de assaltos tem assolado Trás os Montes.

23 de novembro de 2025 às 01:30
Casa revirada em Limãos Foto: André Sá
Partilhar

O povo está em sobressalto. Numa semana já há registo de sete assaltos a casas. Três aconteceram na aldeia de Limãos, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Os restantes em Bagueixe, no mesmo concelho, e em Frieira, já no concelho de Bragança.

Ao CM, José Pires, caseiro de uma das moradias assaltadas na madrugada de quinta-feira, em Limãos, conta que ouviu os cães “ladrarem de uma forma consistente”, mas não imaginou o que estaria a acontecer.

Pub

No dia seguinte, uma denúncia anónima à GNR fez os militares dirigirem-se à casa, onde confirmaram a ocorrência. “[Os ladrões] Tentaram entrar pela porta mas não conseguiram, depois com aquilo que devia ser um pé-de-cabra forçaram a portada da janela”, explicou, acrescentado que no interior da habitação “estava tudo revirado”. Na mesma noite, foi arrombada uma casa do outro lado da rua.

Todas as casas afetadas até agora estão, por norma, fechadas, com os proprietários emigrados ou a morar noutra zona. Os estragos são avultados, mas o total dos prejuízos ainda não é conhecido. “Aquilo que os donos têm lá dentro não sei, mas dá a sensação que procuravam dinheiro ou ouro”, disse José Pires, que acrescentou que esta vaga de assaltos tem preocupado os habitantes dos concelhos afetados. “Aqui as pessoas são quase todas idosas, isto deixa-nos com receio, claro”.

A GNR confirmou ao CM que está a investigar as ocorrências. Fonte do Comando de Bragança explicou que “não se sabe ainda ao certo aquilo que está a ser levado porque o levantamento dos prejuízos ainda está a ser feito”.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar