Sete rebocadores salvam petroleiro
Operação delicada demorou mais de 24 horas até estar concluída.
A tarefa era gigantesca, mas 27 horas depois e com recursos a sete rebocadores as autoridades conseguiram desencalhar o petroleiro que, no sábado, foi arrastado até à marina de Cascais na sequência do mau tempo que assolou quase todo o País, sobretudo na orla costeira.
Depois de várias tentativas falhadas, a Autoridade Marítima, em conjunto com o armador do ‘Tokyo Spirit’ e uma empresa de salvação marítima, conseguiram puxar o lastro do navio para a ré. Depois, quando se aproximou a maré cheia, tornou-se possível soltar a embarcação do banco de areia onde estava presa. O petroleiro foi rebocado para Setúbal, onde deverá chegar esta segunda-feira para ser reparado. Não houve qualquer derrame.
Este foi o caso mais visível da tempestade que este fim de semana derrubou árvores e arrancou telhados, levando mesmo ao cancelamento da Latada de Coimbra. No sábado, dia em que o temporal se concentrou nos distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria e Santarém, os fortes ventos obrigaram a desviar três aviões da Portela para Faro.
Este foi o caso mais visível da tempestade que este fim de semana derrubou árvores e arrancou telhados, levando mesmo ao cancelamento da Latada de Coimbra. No sábado, dia em que o temporal se concentrou nos distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria e Santarém, os fortes ventos obrigaram a desviar três aviões da Portela para Faro.Chuva e vento vão continuar esta semana
A possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, leva o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a manter o aviso amarelo para esta segunda-feira nos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco. Nestes distritos, as condições atmosféricas poderão ser semelhantes às verificadas este domingo, disse o meteorologista Manuel Mendes.
Embora com menor intensidade, a chuva está também prevista a sul e a norte com a possibilidade de ocorrência de trovoadas. Esta terça-feira haverá uma significativa melhoria do estado do tempo a norte. A previsão é de céu limpo em todos os distritos a norte de Leiria. No resto do Continente, preveem-se aguaceiros fracos.
A chuva fará uma pausa na quinta-feira em todo o território, mas a partir de sexta-feira o mau tempo estará de volta ao Centro e Sul do País. Para sábado, há mesmo a indicação de chuva forte em todos os distritos a sul de Coimbra.
A presença da chuva impede o arrefecimento noturno, pelo que as temperaturas mínimas não serão inferiores a dez graus até terça-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt