Sintra prevê 1,2 milhões para bairro degradado
Jorge Lala, de 60 anos, denuncia falta de condições em prédio de habitação social.
Os moradores do bairro da Xetaria, em Belas, no concelho de Sintra, estão descontentes com a falta de condições dos prédios de habitação social e exigem obras. Jorge Lala, de 60 anos, fala em "vergonha" referindo-se ao apartamento em que vive. Ao CM, a autarquia disse ter "previsto para 2018 o investimento de 1,2 milhões no parque habitacional social, que abrange a reabilitação e conservação".
Apesar de a Câmara de Sintra assegurar que a situação está identificada desde fevereiro e que iniciou "de imediato os procedimentos para o lançamento de uma empreitada", Jorge Lala critica a falta de manutenção dos prédios por parte do município. A casa na qual vivem três pessoas - duas reformadas por invalidez e uma desempregada - tem "as paredes negras devido à humidade".
Jorge Lala tem 60 anos, sofre de problemas cardíacos e recebe por mês 270 euros da pensão de invalidez. Os rendimentos "não são suficientes" para fazer a manutenção devida da casa. Duas divisões já não têm iluminação devido a curto-circuitos provocados pela humidade.
"Chego a ter medo de morar aqui", referiu. O cheiro, provocado pela humidade, não passa despercebido e nas escadas do prédio "entra água quando chove". Para o morador esta é uma "situação lamentável", que já dura "há vários meses".
Jorge Lala apresentou reclamações à Câmara Municipal de Sintra que, segundo o morador, terá respondido "não ter verbas" para a manutenção.
As obras previstas pelo município vão focar-se na "reparação" dos problemas do edifício de habitação social.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt