Sismo de 4,9 assusta Portugal

Arraiolos foi o epicentro do abalo. Quatro réplicas registadas após o maior tremor de terra dos últimos 20 anos no País.

15 de janeiro de 2018 às 11:56
Casa danificado em Alcáçovas, Viana do Alentejo, após sismo Foto: Direitos Reservados
Casa danificado em Alcáçovas, Viana do Alentejo, após sismo Foto: Direitos Reservados
Sismo sentido esta segunda-feira em Lisboa e zona Centro Foto: Direitos Reservados
Sismo sentido esta segunda-feira em Lisboa e zona Centro Foto: IPMA
Sismo sentido esta segunda-feira em Lisboa e zona Centro Foto: IPMA
Sismo sentido esta segunda-feira em Lisboa e zona Centro Foto: IPMA
Sismo sentido esta segunda-feira em Lisboa e zona Centro Foto: Direitos Reservados
Edifício evacuado em Badajoz Foto: Twitter
Edifício evacuado em Badajoz Foto: Twitter
sismo Foto: IPMA

1/10

Partilhar

Um sismo de 4,9 na escala de Richter foi sentido, esta segunda-feira, na Grande Lisboa. 

Pub

O epicentro do abalo, que aconteceu às 11h51, foi localizado a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. 

Em comunicado, o IPMA garante que o tremor não causou quaisquer danos pessoais ou materiais, mas foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas. Este foi o maior sismo dos últimos 20 anos.

Pub

A Proteção Civil corrobora esta informação, garantindo que não há vítimas ou estragos a lamentar. 

"Tivemos muitos telefonemas sobretudo dos comandos de Évora, Portalegre e de toda a faixa entre Lisboa e Coimbra. As pessoas sentiram o sismo e procuravam saber se tínhamos esse registo, se o tínhamos identificado. Importante é que não temos até ao momento registo de danos materiais ou pessoais", disse o comandante Pedro Araújo.

Mais de uma hora depois, a ANPC ainda estava a receber telefonemas. "Mas o mais importante é que até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais", disse.

Pub

No entanto, o CM sabe que parte de um telhado de uma casa em Alcáçovas, Viana do Alentejo, caiu após o abalo desta segunda-feira. Segundo fonte da GNR, não estava ninguém na habitação no momento do sismo, mas a população vizinha garante que a mesma é habitada.

O terramoto foi sentido em diversos locais de norte a sul do país. Ao Correio da Manhã estão a chegar relatos de locais como Sintra, Setúbal, Vimieiro, Odivelas, Caldas da Rainha e até Maia. 

O Agrupamento de Escolas de Arraiolos (Évora) foi mesmo evacuado, como medida de prevenção, na sequência do sismo, indicaram fontes da escola e da câmara. Está previsto que as aulas retomem o seu normal funcionamento esta tarde de segunda-feira.

Pub

José Manuel Pinto, do gabinete de informação da Câmara de Arraiolos, explicou que o plano de segurança do agrupamento escolar "foi acionado" e que "os professores e alunos saíram do edifício".

"Os professores seguiram as regras que estão definidas e levaram os alunos para um ponto de encontro que está estabelecido no plano de segurança", acrescentou.

O tremor de terra também afetou terras vizinhas, em Espanha. Numa biblioteca universitária em Badajoz, o abalo foi sentido com tanta força que até foi gravado um vídeo a mostrar o que se passava. 

Pub

Así se ha vivido en la Biblioteca de la Universidad de Extremadura en Badajoz el terremoto que se acaba de sentir en Extremadura. Magnitud 4.9 grados. Epicentro: Arraiolos (Portugal) @cope_es pic.twitter.com/wwpn5c87zZ

Alguns edifícios chegaram mesmo a ser evacuados na sequência do tremor de terra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar