SNS é "das entidades que mais recruta em Portugal"
Ministro da Saúde anunciou que vai existir uma segunda fase de recrutamento.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, divulgou esta terça-feira que o SNS é "das entidades que mais recruta em Portugal", tendo nos últimos quatro anos contratado mais de 10 mil profissionais.
Paulo Macedo, que visitava uma das duas novas unidades de saúde familiares do Porto, fez um "balanço muito positivo" dos últimos quatro anos, lembrando que "abriram mais de 130 USF [e] recrutaram-se mais profissionais".
No SNS ingressaram desde 2011 4.500 enfermeiros e cerca de seis mil médicos, permitindo que "mais de 690 mil pessoas" tenham médico de família, 150 mil das quais pertencem à região Norte.
Mais de 10 mil pessoas foram recrutadas
"Entre médicos e enfermeiros recrutamos mais de 10 mil pessoas", destacou o ministro, adiantando uma "segunda fase" de contratação para "reforçar o número de especialistas".
O Norte detém mais de 50% de todo o nacional de USF para apenas 37% da população do país.
Até ao final do ano poderão abrir mais cinco USF, tendo a Administração Regional de Saúde do Norte divulgado esta terça-feira ter deliberado pela entrada em funcionamento de unidades em Amarante, Gaia, Régua, Lamego e Felgueiras.
Em jeito de balanço, Paulo Macedo lembrou também "um conjunto de renovações de instalações que se fizeram" no SNS, incluindo a criação das USF, resultado de uma reforma nas unidades de cuidados continuados "que deve continuar".
De acordo com a ARS-Norte, "com cerca de 250 médicos que vão ingressar dentro em breve no SNS o número de utentes em médico de família ficará abaixo de um milhão".
"A partir de janeiro de 2016, o SNS contratará mais 2.200 médicos", indica a ARS.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt