Surfistas evitam tragédias no mar em Leiria
Civis tiveram papel fundamental em dois salvamentos na praia.
No espaço de quatro horas, a costa do distrito de Leiria registaram-se esta terça-feira duas ocorrências de pré-afogamento e só a intervenção atempada de civis, entre eles surfistas, evitou que a situação tomasse contornos mais graves.
Pelas 13h00, na praia de S. Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, uma jovem, de 19 anos e de nacionalidade belga, entrou na água durante a maré cheia. A corrente estava forte, havia rochas e formação de redemoinhos na água.
Assim que a viu entrar em dificuldades, o irmão, de 18 anos, atirou-se também à água, mas a força da maré pôs os dois em perigo. Na margem, Pedro Marques e Manuel Nascimento, que moram na zona, acompanharam a situação com preocupação crescente.
"Ela caiu à água e não sabia nadar. O irmão foi atrás", disse Manuel.
Os dois pediram ajuda a um surfista e, em conjunto, conseguiram retirar os irmãos da água. Foram depois conduzidos para o hospital de Leiria, o rapaz em estado grave e a rapariga com ferimentos ligeiros.
Quatro horas depois e cinco quilómetros a sul, na praia da Polvoeira, já no concelho de Alcobaça, a história repetiu-se e outro jovem, de 19 anos, ficou em dificuldades.
Porém, os apelos dos banhistas que estavam no areal chamaram a atenção de um grupo de surfistas, de nacionalidade checa, que ajudou o jovem.
"Foi uma situação de risco", disse Maria João Meireles, que se encontrava no areal. "Se não fossem os surfistas, ainda lá estava", rematou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt