Terminadas buscas pelos quatro pescadores desaparecidos no largo de Aveiro

Dois sobreviventes estão a bordo do NRP Figueira da Foz e não necessitaram de cuidados médicos adicionais.

18 de dezembro de 2025 às 09:44
Terminadas buscas pelos quatro pescadores desaparecidos no largo de Aveiro Foto: Lusa
Partilhar

As buscas pelos quatro pescadores que desapareceram no mar, na sequência do naufrágio da embarcação de pesca "Carlos Cunha", foram dadas como terminadas, esta quinta-feira de manhã.

No interior da embarcação estavam sete tripulantes de nacionalidade indonésia. Três deles foram resgatados por um outro barco de pesca que se encontrava próximo do local. No entanto, um dos pescadores estava em paragem cardiorrespiratória e não resistiu aos ferimentos. Em comunicado, a Marinha Portuguesa avança que os dois sobreviventes e o corpo do terceiro pescador, "já se encontram a bordo do NRP Figueira da Foz. Os dois sobreviventes foram avaliados pela equipa de saúde do navio, não tendo sido identificada a necessidade de cuidados médicos adicionais."

Pub

O naufrágio aconteceu a mais de 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 quilómetros) de Aveiro, na terça-feira de manhã.

Nas operações de busca estiveram empenhados "um navio patrulha oceânico da Marinha, o NRP Figueira da Foz, uma aeronave de patrulha marítima, P3, da Força Aérea, bem como duas embarcações de pesca que se encontravam nas proximidades".

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que coordenou as operações de busca e salvamento, vai manter uma "vigilância remota da área de busca, com recurso a meios de satélite disponibilizados pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA)".

Pub

No mesmo comunicado, a Marinha Portuguesa explica que o "NRP Figueira da Foz dirige-se para a Base Naval de Lisboa, prevendo-se a sua chegada atá ao final do dia de hoje".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar