Terrorista de Aveiro junta dinheiro para jihadistas
Hicham el Hanafi viajou por quase toda a Europa e tentou entrar na Grã-Bretanha com passaporte falso.
Hicham el Hanafi, o terrorista que foi apanhado no sábado durante uma operação em França e que terá vivido no centro de Aveiro, tinha como função arranjar dinheiro para financiar a célula do Daesh à qual pertencia.
A informação é agora avançada pela imprensa francesa, que dá ainda conta de que o homem, de 26 anos, terá nos últimos meses viajado por quase toda a Europa. Foi aliás detetado a tentar entrar na Grã-Bretanha com um passaporte falsificado.
Hanafi foi detido em Marselha na casa de um cidadão de nacionalidade afegã onde foram encontradas várias armas. Surgiram rumores de que o homem teria residência na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, mas fontes policiais contactadas pelo CM garantem que Hicham el Hanafi terá apenas vivido no centro de Aveiro. Terá residido naquela cidade desde 2014, altura em que conseguiu o estatuto de asilado político.
Hanafi saiu de Portugal no início deste ano e nunca mais terá regressado. O mesmo não aconteceu com um amigo, também refugiado, que já cá esteve mais do que uma vez. A PJ foi alertada para a presença de Hanafi no verão de 2015.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt