Traficante português da cadeira de rodas traído por engate em Inglaterra
Casimiro de Lemos Francisco foi condenado a 6 anos e 9 meses de prisão por ter sido apanhado com 12 quilos de cocaína.
Um português de 56 anos foi condenado a 6 anos e 9 meses de prisão efetiva, por um tribunal de Manchester, Inglaterra, pelo crime de tráfico de droga. Casimiro de Lemos Francisco, o arguido, admitiu em tribunal que os 12 quilos de cocaína, escondidos numa cadeira de rodas, com que foi apanhado no aeroporto daquela cidade, seriam para pagar a dívida de um 'engate' que disse ter conhecido nas redes sociais, mas que nunca viu pessoalmente.
Casimiro Francisco, natural da zona de Guimarães, foi apanhado por agentes da National Crime Agency (polícia de investigação britânica) a 30 de março deste ano. O português tinha acabado de desembarcar de um voo de Barbados, nas Caraíbas, e foi visto numa cadeira de rodas motorizada. Aos agentes policiais explicou que pretendia ficar em Manchester por dois dias, para visitar um amigo. No entanto, quando foi revistado, a polícia detetou, através de exame feito com aparelhos próprios, que o português escondia 11 pacotes de cocaína na zona do motor da cadeira de rodas. A droga, com um peso de 12 quilos, tinha um valor estimado em cerca de um milhão de euros.
A detenção por tráfico internacional foi logo efetuada, e foi então que os agentes policiais verificaram que Casimiro Francisco também fingia a deficiência física. O português manteve, desde o início, a versão de que aceitou o transporte da droga das Caraíbas para solo britânico, pois queria ajudar uma mulher a pagar uma dívida. Admitiu, no entanto, que nunca chegou a estar com ela.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt