TRÁFICO À PORTA DE ESCOLA
A PSP de Portimão deteve anteontem um jovem, de 16 anos de idade, suspeito de vender droga junto a uma escola da cidade. O delinquente tinha consigo produto estupefaciente e encontrava-se acompanhado por vários estudantes.
Segundo apurou o CM, o alegado traficante foi detido pelas autoridades a cerca de 100 metros da Escola de Ensino Básico 2/3 Júdice Fialho, na Pedra Mourinha, tendo em seu poder 130 doses individuais de liamba e 90 de haxixe.
A PSP verificou que o jovem, natural e residente em Silves, não frequentava o estabelecimento de ensino em causa, mas sim o Núcleo de Portimão da Escola de Hotelaria e Turismo, onde é aluno interno.
Perante isso, foi solicitada um busca ao quarto do indivíduo nesta escola, a qual veio a redundar na descoberta de mais 150 doses de liamba e 170 de haxixe. Foi ainda aprendida uma navalha, bem como algum dinheiro.
A detenção do jovem resultou de uma denúncia anónima efectuada há alguns dias, através de carta, à PSP de Portimão.
O seu autor, que provavelmente reside nas imediações da Escola Júdice Fialho, revelou que se verificava com frequência a aglomeração de estudantes junto a um arbusto, suspeitando que alguma coisa de anormal se passasse, nomeadamente tráfico de droga.
A referida força de segurança decidiu então empreender uma vigilância discreta em redor do estabelecimento de ensino, a qual acabou por resultar na detenção do jovem suspeito de tráfico.
ALUNO
Este era o primeiro ano que o jovem agora detido frequentava o Núcleo de Portimão da Escola de Hotelaria e Turismo (NPEHT), onde se encontrava, como interno, desde há cerca de duas semanas, apurouo ‘CM’ junto do coordenadordo NPEHT, João Paulo Santos. Os pais do rapaz decidiram, entretanto, efectuar a anulação da matrícula.
SURPRESA
O coordenador do NPEHT revelou que “o problema nada tem a ver com a escola”, frisando: “Este ano entraram 77 alunos e naturalmente não podemos saber os antecedentes deles”. João Paulo Santos salientou que “foi com surpresa” que recebeu a informação da detenção do jovem.
LIBERDADE
O rapaz foi ontem à tarde apresentado ao Tribunalde Portimão, que determinou a sua libertação, mediante termo de identidade e residência. O processo baixou a inquérito para apuramento total das circunstâncias que envolvem o caso.
ALUNOS CONSOMEM CANÁBIS
Termina amanhã a Semana de Prevenção da Toxicodependência, dias depois de ser conhecido um inquérito nacional realizado em 2001 pela Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) realizado a 25 mil alunos do 3.º ciclo, em que foi possível concluir que 14 por cento dos jovens entre os 12 e os 15 anos, ou seja, 3500 alunos, já consumiram droga uma vez, sendo a canábis a substância mais mencionada.
O inquérito permitiu concluir ainda que outras substâncias, como o ecstasy e a cocaína, foram consumidas por quatro por cento dos alunos, enquanto aqueles que já experimentaram heroína, anfetaminas, LSD e cogumelos mágicos foram três por cento. Os distritos onde há uma maior prevalência no consumo de drogas são: Açores, Santarém, Castelo Branco e Vila Real.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt