Trajes de papel retratam fado, Fátima e futebol

Cento e cinquenta pessoas desfilam domingo com fatos, que se vão desfazer no mar.

25 de agosto de 2017 às 09:36
O cortejo dos trajes de papel sai à rua, às 10h30 na Cantareira Foto: Direitos Reservados
Dia de São Bartolomeu, na foz do Porto Foto: Eduardo Martins

1/2

Partilhar

Os últimos cem anos da história de Portugal serão retratados domingo no cortejo de trajes de papel, que está inserido nas festas em honra a São Bartolomeu, na Foz do Douro, no Porto.

Fado, Fátima e futebol foi o tema escolhido pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde para o desfile. Cento e cinquentas pessoas irão desfilar nas ruas com fatos de papel, que depois se vão desfazer à medida que os participantes se banham no mar.

Pub

"O diabo anda à solta no dia de São Bartolomeu e, para o excomungar, havia de se cumprir o ritual do banho, com sete mergulhos", explicou à agência Lusa o historiador Hélder Pacheco, que dá conta que esta tradição tem raízes milenares e que é o legado do ritual pagão do culto da água. "Mais tarde foi cristianizado, fazendo-o coincidir com o dia de São Bartolomeu", adiantou ainda.

O cortejo de trajes de papel sai à rua, às 10h30, na Cantareira e termina na praia do Ourigo. Estima-se que estejam presentes cerca de 600 pessoas.

Os fatos vão começar por retratar Fátima e as aparições, sendo feita também referência à recente visita do Papa Francisco. Irá ser também retratada a vitória da seleção portuguesa de futebol no Europeu e será também criada uma réplica de papel do vestido que a fadista Amália Rodrigues usou durante a sua estreia no Olympia de Paris.

Pub

Nuno Ortigão, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, revelou, por sua vez, que a autarquia tem estado preocupada em atrair os mais novos para a festa.

Para tal, criaram um ateliê de costura, onde os mais novos podem ajudar a fazer os trajes de papel.

"Assim não corremos o risco de um dia não termos pessoas para fazer este tipo de costura", explicou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar