TRÊS FIGURAS ABENÇOADAS

O forcado, o salineiro e o campino são a essência das Festas do Barrete Verde e das Salinas de Alcochete, que se iniciam na próxima sexta-feira e se prolongam até dia 15.

03 de agosto de 2003 às 00:00
TRÊS FIGURAS ABENÇOADAS Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Organizadas pela agremiação regionalista Aposento do Barrete Verde deverão reunir este ano mais de um milhão de visitantes segundo as estimativas feitas ao Correio da Manhã por José Luís Rei, presidente do grupo.

Os festejos têm no primeiro dia um ponto alto e significativo com a homenagem prestada a essas três figuras emblemáticas da festa e que este ano são: Arnaldo Matias (forcado), Alfredo Guerra (salineiro) e António Lopes da Silva (campino), numa cerimónia a realizar no Largo de S. João, às 23h00, e que conta também com a actuação dos ranchos folclóricos de Danças e Cantares do Passil (Alcochete), Neveiros do Coentral (Castanheira de Pêra) e Regional do Lavradio (Barreiro).

Pub

Já ‘obrigatórias’ no calendário festivo da segunda semana de Agosto, as festas são constituídas em grande parte pelas actividades taurinas, onde as largadas e as corridas de toiros têm papel relevante.

Nesta altura já se trabalha a todo o gás para que nada falhe e, "a partir de quarta-feira as luzes do arraial vão acender a anunciar a festa", garante José Rei, que está ciente da "responsabilidade acrescida porque com a Ponte Vasco da Gama as portas da vila ficaram escancaradas."

Este ano vão gastar-se 90 mil euros suportados pelo Aposento, a Câmara, Junta de Freguesia, Governo Civil e entidades privadas locais.

Pub

RELIGIÃO

A vertente religiosa das festas constitui um dos seus pontos mais significativos, através da procissão por terra e mar, em que a imagem de Nossa Senhora da Vida chega à vila a bordo de uma embarcação típica, percorrendo depois as principais ruas da localidade, no próximo domingo, às 21h30.

CULTURA

Pub

A vertente cultural também não é esquecida, pois a autarquia organiza diversas iniciativas, destacando-se, logo no primeiro dia, a inauguração de um conjunto de exposições de artes plásticas, denominadas ‘Alcarte’, em que estarão em destaque artistas da terra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar