Três carteiristas detidos em Lisboa
Grupo é suspeito de ter furtado um valor total de 20 mil euros.
Um grupo de três carteiristas foi detido na quinta-feira em Lisboa, por suspeita de 22 furtos num valor superior a 20 mil euros, realizados em estações da CP e em centros comerciais, anunciou esta sexta-feira a PSP.
A PSP deteve os dois homens e uma mulher, com idades entre os 51 e os 57 anos, no âmbito de uma operação de combate a carteiristas, que decorreu entre as 09h00 e as 16h00, com buscas efetuadas no Bairro Padre Cruz, na zona de Benfica e na Baixa de Lisboa. Segundo o comunicado da polícia, os três carteiristas atuavam nas estações da CP - Comboios de Portugal do Oriente, de Entrecampos e de Sete Rios e em vários centros comerciais da cidade.
Tinham como alvo preferencial "turistas que faziam as viagens de longo curso, a quem furtavam as carteiras depois de oferecer ajuda". "Nos centros comerciais, o objetivo era seguir as vítimas até às lojas de câmbios, verificar as quantias levantadas e posteriormente segui-las até conseguirem habilmente furtar o dinheiro", descreve a PSP.
O grupo organizado era "particularmente ativo" e liderado pelo homem mais velho, que usava uma indumentária cuidada, de pasta na mão, e nunca cometia o furto propriamente dito, mas facilitava a sua prática ao dificultar ou bloquear a passagem das vítimas, normalmente oferecendo-lhes ajuda.
Ainda na quinta-feira, quando a PSP iniciou a operação, "deparou-se com os detidos a efetuar mais um furto qualificado em flagrante delito, a um estrangeiro que viajava de Entrecampos para Lagos, a quem furtaram a carteira, que continha 65 dólares canadianos, 141 dólares americanos e 875 euros", revela a polícia.
A investigação teve início em setembro de 2014, decorrente de queixas, e permitiu também a apreensão de vários artigos que se suspeita terem sido furtados, nomeadamente o confisco de várias notas estrangeiras. Todos os detidos têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime e o líder do grupo encontra-se atualmente a cumprir a medida de coação de apresentações bissemanais.
-----
Não deixe de nos seguir no Facebook.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt