Um morto e três passageiros evacuados em cruzeiro

Força Aérea fez ontem segundo resgate no 'Saga Sapphire'.

24 de fevereiro de 2016 às 10:50
24-02-2016_10_46_44 saga saphire.JPG Foto: Pjotr Mahhonin - Own work
Partilhar

Segue atribulada a viagem do navio de cruzeiro 'Saga Sapphire', que navega próximo do arquipélago dos Açores. Depois de, na última segunda feira, o helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa ter resgatado uma senhora de 78 anos que seguia a bordo (sofreu crise de apendicite aguda), ontem foi preciso resgatar mais dois passageiros por motivos de saúde. Mas os azares não ficam por aqui. Fonte do MRCC Ponta Delgada, o centro de salvamento que recebeu os pedidos de ajuda do navio, disse ao CM que já tinha havido um pedido de resgate no último domingo. Neste caso, a operação foi cancelada porque o passageiro em causa faleceu, vítima de uma crise hepática.

Antes, na viagem de ida para as Caraíbas, a Marinha já tinha recebido outro pedido de evacuação. A 31 de Janeiro, um passageiro britânico de 61 anos foi resgatado pelo helicóptero da FAP na sequência de um ataque cardíaco.

Pub

Nesta terça-feira, os militares foram buscar dois passageiros de nacionalidade britânica, de 78 e 79 anos, que apresentavam um diagnóstico de bradicardia sintomática e AVC respetivamente, quando o navio navegava a cerca de 290 milhas náuticas (536 quilómetros), a nordeste da ilha Terceira.

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, que recebeu o pedido de auxílio pelas 12h00 de terça-feira e de imediato contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após falar com o comando do navio, identificou a necessidade de evacuação urgente dos passageiros.

Pub

Foram empenhados na missão de resgate os meios aéreos da FAP estacionados na Base Aérea nº 4,  nas Lajes (Ilha Terceira). Seguiu para o navio de cruzeiros um helicóptero EH-101 Merlin e uma aeronave de asa fixa C-295, ambos destacados na Base Aérea n.º 4, nas Lajes.

A evacuação dos passageiros foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado cerca das 19h35, no Aeroporto de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e dali transferidos para uma ambulância destacada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores que os encaminhou ao serviço de urgência do Hospital do Divino Espirito Santo.

O navio 'Saga Sapphire' faz habitualmente cruzeiros entre Inglaterra e as Caraíbas. No último mês de Dezembro, a embarcação foi notícia na imprensa inglesa por causa do desaparecimento de uma senhora de 70 anos, a meio da viagem. Presume-se que a idosa, que seguia a bordo com o companheiro, terá caído ao mar, uma vez que o corpo não foi encontrado. O navio é visita frequente tanto do porto de Ponta Delgada como do porto do Funchal, na Madeira.

Pub

O navio está a regressar à Europa, depois de ter navegado nas Caraíbas nas últimas semanas.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar