Tribunal da Relação decide julgamento de José Sócrates
Juízes têm nas mãos a decisão sobre a ida ou não a julgamento de José Sócrates e Carlos Santos Silva.
Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) têm nas mãos a decisão sobre a ida ou não a julgamento de José Sócrates e Carlos Santos Silva no inquérito extraído do caso Marquês.
Na última quinta-feira, a juíza do processo enviou para o TRL um despacho que obriga os desembargadores a decidirem se a pronúncia proferida pelo juiz Ivo Rosa contra Sócrates e Santos Silva, para irem a julgamento num processo autónomo ao caso Marquês, está ferida de nulidade ou não.
O antigo primeiro-ministro, o empresário seu amigo e o Ministério Público interpuseram recursos contra essa pronúncia, invocando a nulidade do despacho de pronúncia por conter uma alteração substancial de factos face aos imputados aos arguidos na acusação.
Se o TRL não reconhecer a nulidade, Sócrates e Santos Silva terão de ir a julgamento neste processo autónomo do caso Marquês.
Mesmo assim, o antigo governante e o empresário amigo deverão recorrer desta eventual decisão do TRL para o Tribunal Constitucional. Sócrates e Santos Silva estão acusados de seis crimes, três de branqueamento de capitais e três de falsificação de documento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt