Vandalismo e falta de iluminação preocupam moradores de Leiria

Comerciantes denunciam montras partidas e casos de assaltos, sobretudo à noite.

14 de fevereiro de 2020 às 08:30
Leiria Foto: Pedro Brutt Pacheco
Abel Gregório, dono de um restaurante, relata atos de vandalismo Foto: Pedro Brutt Pacheco
Patrício Gaspar, comerciante Foto: Pedro Brutt Pacheco

1/3

Partilhar

Montras partidas, má iluminação e falta de policiamento nas ruas, em particular durante a noite, são as principais preocupações dos moradores e comerciantes da cidade de Leiria.

Embora muitos notem melhorias desde que o sistema de videovigilância foi instalado, que resultou numa redução nas situações de rixas e roubos, continuam a haver zonas em Leiria que não estão cobertas. Há também relatos de assaltos e casos de vandalismo ocorridos, sobretudo, durante a noite.

Pub

Abel Gregório, proprietário de um restaurante no coração da cidade, junto à Praça Rodrigues Lobo, conta ao CM que "aparecem, por vezes, montras partidas" nas lojas da zona histórica.

Aí, os populares notam que as câmaras afastaram grande parte dos grupos responsáveis pelas queixas de ruído, mas para Abel Gregório, continua a ser necessário que haja "mais polícia no terreno". "Basta saber que há polícia na zona e o pessoal porta-se melhor", frisou o empresário.

Pub

Vandalismo deixa relíquia da Força Aérea em risco

O modelo Beechcraft C-45/D-18S, instalado há décadas no Parque do Avião, na cidade de Leiria, é um alvo recorrente de vandalismo, especialmente grafíti. "A falta de iluminação faz com que aumente o número casos", queixa-se Patrício Gaspar, comerciante local.

Cidade estuda solução europeia

Pub

Leiria lidera a rede europeia UrbSecurity, um projeto que conta com a parceria de oito cidades do continente, para criar abordagens inovadoras no que toca à segurança dos meios urbanos. O objetivo é reduzir segregação de populações e prevenir atos antissociais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar