Vento forte na Madeira cancela e diverge aviões

Mau tempo no Funchal já obrigou ao cancelamento de 11 voos.

19 de abril de 2018 às 11:16
O aeroporto da Madeira- Cristiano Ronaldo Foto: Joana Sousa
Aeroporto da Madeira Foto: Hélder Santos
Aeroporto da Madeira Foto: Getty Images
O Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo Foto: Direitos Reservados

1/4

Partilhar

O vento forte que atinge a zona do aeroporto da Madeira já obrigou ao cancelamento de 11 voos, tendo, no entanto, permitido a aterragem de oito aviões durante toda a manhã, informou esta quinta-feira fonte aeroportuária.

"Há voos cancelados da TAP, easyJet, Aerovip (que faz as ligações inter-ilhas), Arke Fly e Edelweiss Air", disse a mesma fonte.

Pub

No entanto, as abertas na intensidade do vento permitiram a aterragem de oito aviões de diversos destinos, sendo que apenas um é do espaço nacional, no caso a ligação dos Açores, proveniente de Ponta Delgada.

De acordo com as informações prestadas, "de momento (14h00 horas) não há aviões desviados para outros aeroportos".

Hoje, o aeroporto Cristiano Ronaldo tinha a previsão de 43 movimentos, mas o vento forte com rajadas que já atingiram os 93 km/h - de acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) - deverão continuar até "amanhã [sexta-feira] às seis da manhã".

Pub

O IPMA tem ativo um aviso amarelo até sexta-feira às 11h59 horas para o vento forte do quadrante norte, com rajadas até 80 km/h, em especial nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira.

A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para agitação marítima forte, má visibilidade e vento, recomendando aos "proprietários ou armadores das embarcações para que tomem as devidas precauções mantendo estas nos portos de abrigo e considerem a adoção de medidas suplementares tais como o reforço da amarração".

Recomenda ainda "à população que adote medidas de autoproteção na orla costeira em função do vento forte que se verifica".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar