Mini tornados levam telhados em Aveiro e Pombal
Rajadas de vento repentinas causam danos severos em várias estruturas
Um fenómeno de ventos fortes em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em 30 habitações, barracões e estaleiros. Uma testemunha , Saul M, conta no Facebook o que viu: "Sempre pensei que isto era só longe de nós, mas afinal vi com os meus próprios olhos. Durou apenas 10 segundos mas destruiu muita coisa".
Segundo o presidente do Município de Pombal (PSD), Diogo Mateus, o fenómeno de ventos fortes não provocou desalojados nem feridos, tendo-se registado uma quebra na rede elétrica, situação que já está reposta.
Diogo Mateus revelou que as pessoas com quem falou relataram, por volta das 12:30, um fenómeno de "vento muito forte, o céu muito escuro e um turbilhão violento e ruidoso, idêntico a um mini-tornado", que demorou "cerca de 30 segundos" e "depois desapareceu".
O vento, acompanhado de chuva intensa, destruiu telhas e barracões agrícolas e provocou a queda de árvores, "verificando-se a projeção de vários materiais, como telhas e até de uma viga de parede de esforço, que foi arremessada cerca de 40 metros".
"Foi um fenómeno de muita violência, felizmente sem feridos", disse Diogo Mateus, ao referir que a intempérie atingiu, sobretudo, as localidades de Valeirão, Vale das Moitas e Carnide.
O presidente da Câmara adiantou que, "genericamente, a parte elétrica já foi reposta", assim como as telecomunicações e as vias rodoviárias.
Diogo Mateus informou ainda que esta quinta-feira a autarquia irá "juntamente com os sapadores florestais fazer uma revisão às áreas atingidas para atestar da segurança de algumas árvores".
Será também efetuada a limpeza dos resíduos e materiais que ficaram espalhados nas ruas.
O Município de Pombal está também a acompanhar as "situações das habitações danificadas de pessoas mais carenciadas, que poderão ter apoio social".
O alerta foi dado pelas 14h23, havendo "habitações e barracões destelhados" e quedas de árvores e de linhas.
Uma testemunha relata ao CM ter visto "várias casas sem telhado" depois do acontecimento meteorológico repentino que se abateu sobre a região.
No local estiveram elementos da Proteção Civil e engenheiros da autarquia, os Bombeiros Voluntários de Pombal, técnicos da PT e EDP, as autoridades e os presidentes da Câmara de Pombal e da Junta de Freguesia de Carnide, acrescentou Diogo Mateus.
Mini tornado destrói telhados de casas e empresas em Aveiro
Várias empresas e pelo menos duas habitações que ficam nas imediações da Zona Industrial da Tabueira, em Aveiro ficaram esta quarta-feira parcialmente destruídas devido a um mini tornado que surgiu de súbito na região.
Ao que o CM apurou, voaram as coberturas de pavilhões e habitações da zona.
O tornado também causou danos consideráveis na rede elétrica, que levaram à suspensão do fornecimento de energia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt