Violava enteada às sextas-feiras
Homem, de 53 anos, estava acusado de 142 crimes de abuso sexual.
As investidas sexuais aconteciam maioritariamente às sextas-feiras, quando o arguido, de 53 anos, levava a menina, de 13, sua enteada, até um centro comercial de Vila Nova de Gaia para lhe comprar roupa. Os abusos, que começaram em 2011 e duraram dois anos, ocorriam dentro do carro, no parque de estacionamento do estabelecimento comercial ou na casa em que o arguido vivia com a mãe da vítima. Estava acusado de 142 crimes de abuso de criança e de menor dependente agravado. Foi condenado a quatro anos de cadeia por dois crimes, na forma continuada.
Segundo o acórdão, o alerta foi dado às autoridades no Natal de 2013 – altura em que a menina contou às amigas da escola o terror em que vivia.
Para aplicar a pena, o Tribunal de Gaia teve em conta as declarações da menor, assim como do arguido – que admitiu parte dos factos e referiu estar arrependido. "Revelou fraca consciência crítica quanto ao desvalor e gravidade da sua conduta", lê- -se no acórdão.
Para o coletivo, ficou claro que o arguido atuou aproveitando-se da "relação de dependência económica da menor e da progenitora" – que eram por si sustentadas. Está preso na cadeia anexa à Polícia Judiciária do Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt