Vizela reserva 200 mil euros para apoio à natalidade

Nasceram 173 bebés até ao final de novembro no concelho minhoto.

31 de dezembro de 2018 às 08:52
Entrega de 51 cheques-bebé juntou famílias, na sexta-feira, no palco da Tenda de Natal, instalado no Fórum Vizela Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O município de Vizela está a apostar no aumento da natalidade em 2019. Este ano, a autarquia já distribuiu 173 mil euros em cheques-bebé e o edil Victor Hugo Salgado estima investir, no próximo ano, perto de 200 mil euros. Na sexta-feira foram entregues os últimos 51 presentes de 2018 a outros tantos bebés nascidos no concelho, nos últimos meses. Ao todo, até ao final de novembro, nasceram 173 bebés em Vizela.

A câmara premeia cada novo nascimento com mil euros. O cheque-bebé, em vigor desde 1 de janeiro deste ano, foi uma das primeiras medidas adotadas pelo Executivo liderado por Victor Hugo Salgado, com o objetivo de "desenvolver estratégias de estímulo à natalidade e à fixação da população, de modo a criar condições que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes".

Pub

O cheque ‘obriga’ a que metade do valor seja gasto em estabelecimentos concelhios, funcionando, desta forma, como "uma medida de estímulo ao comércio local", refere fonte oficial do município. Pelos cálculos da autarquia, e esperando que o novo ano traga ainda mais nascimentos, o investimento no apoio à natalidade deverá rondar os 200 mil euros, sendo que cerca de 100 mil serão posteriormente investidos no tecido empresarial.

Já na sexta-feira, na Tenda do Natal, erguida no Fórum Vizela, mais de meia centena de famílias subiram ao palco com os seus bebés, num ambiente de grande festa, para receberem os presentes de mil euros entregues pela autarquia.

Pub

Vários municípios do Minho promovem, igualmente, iniciativas idênticas de apoio à natalidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar