Zona ribeirinha já tem roda gigante de 37 metros de altura
A roda tem uma altura que corresponde a 12 andares de um prédio e tem uma capacidade total para 144 pessoas.
A zona ribeirinha de Portimão dispõe, desde ontem, de uma roda gigante com 37 metros de altura. O equipamento irá hoje ser sujeito a uma inspeção de segurança por parte de técnicos do Instituto de Soldadura e Qualidade, devendo entrar em funcionamento já na sexta-feira ou durante o fim de semana.
Devido ao grande peso da roda – tem cerca de 95 toneladas – e de forma a garantir a sustentabilidade da estrutura, nomeadamente em caso de vento forte, o terreno teve de ser reforçado, através da colocação de 16 microestacas, com 20 metros de profundidade.
Este é o maior equipamento do género no Algarve e foi trazido de França, tendo uma altura que corresponde a 12 andares de um prédio. A roda, que é iluminada por cerca de oito mil lâmpadas led, permite uma visão diferente sobre a cidade e o rio Arade.
O promotor é privado, pelo que a instalação do equipamento não implicou custos para a autarquia. Esta, no entanto, isentou a empresa do pagamento de taxas, por considerar que a roda gigante é um fator importante de animação turística e de atração de pessoas para a cidade, tal como o Correio da Manhã já havia noticiado.
O equipamento, com as dimensões de 20 por 17 metros, dispõe de 24 cápsulas de seis lugares, pelo que conta com uma capacidade total para 144 pessoas por volta. Está instalado a poucos metros do rio Arade, próximo de uma paragem de autocarros que se encontra situada entre o posto de combustíveis da Repsol e o Clube Naval de Portimão.
Segundo está previsto, a roda gigante ficará em funcionamento durante todo o período de maior procura turística, até ao dia 15 de setembro. Se a iniciativa tiver sucesso, é possível que em 2017 seja instalado um equipamento ainda maior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt