Correio da Manhã

Festa do Frango apoia vítimas dos incêndios
Foto Direitos Reservados
Por Mário Freire | 09:00
  • Partilhe
Milhares de visitantes marcaram presença no dia de abertura. Feira em Tondela vai durar 10 dias e os bilhetes apoiam vítimas.

Milhares de pessoas marcaram presença na abertura da Festa do Frango, em Tondela, na noite de sexta-feira, em que foram servidas gratuitamente 1500 refeições.

No total são dez dias de festa do FICTON, neste que é o maior evento do concelho beirão, que este ano tem também uma dinâmica solidária, com entradas pagas a dois euros em três dos dez dias, para apoiar vítimas dos incêndios.

"Este ano será assim, mas não nos custa admitir que noutras edições possa continuar a ter um modelo idêntico para outros fins sociais ou de suporte a outros investimentos", referiu na sessão de abertura o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, numa alusão à tragédia dos incêndios de outubro do ano passado, que atingiram duramente o concelho.

Um drama que está ainda na memória das gentes da região, já que muitas famílias ficaram sem a primeira habitação. Os incêndios provocaram também duas vítimas mortais diretas e uma indireta.

"Esta celebração da FICTON também é um momento de homenagem a todos. A quem partiu, a quem ficou, a quem lutou e a quem venceu. Ninguém ficará sem a sua primeira habitação, desde que se demonstre que, à data, aí residia", frisou o autarca.

PUBLICIDADE
O certame conta com mais de 170 expositores. A música tem também lugar de destaque. Hoje sobem ao palco os The Gift, e nas próximas noites vão atuar Emanuel (sexta-feira), Agir (sábado) e David Antunes (domingo).

Destaque ainda para o espetáculo Oitentamente – banda de tributo aos anos 80, na quinta-feira. Já a Banda Filarmónica Tondelense atua na véspera, 4ª feira, dividindo-se pelos restantes dias a atuação de vários grupos do concelho.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE