Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

10 mil casas vão ter água e saneamento básico

Várias empreitadas estão no terreno ao longo de 90 quilómetros em Vila Nova de Famalicão.
Liliana Rodrigues e Secundino Cunha 28 de Outubro de 2016 às 09:25
Vila Nova de Famalicão vai ter mais 30 quilómetros de abastecimento de água e 60 quilómetros de rede de saneamento
Vila Nova de Famalicão vai ter mais 30 quilómetros de abastecimento de água e 60 quilómetros de rede de saneamento FOTO: Direitos Reservados
Dez mil casas vão passar a estar servidas pela rede pública de água e saneamento, no concelho de Vila Nova de Famalicão. As empreitadas já estão no terreno, em diversas freguesias. São mais de 30 quilómetros de rede de água e 60 quilómetros de rede de saneamento básico, num investimento superior a quatro milhões de euros.

"A autarquia está a fazer um investimento sem precedentes na área do ambiente", sublinhou o presidente da câmara municipal, Paulo Cunha, no lançamento das obras, que decorreu ontem, simbolicamente, no Vale do Rio Pelhe.

A empreitada vai beneficiar as freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, e será uma das maiores a serem concretizadas: serão colocados 460 ramais de saneamento e 215 ramais de água. A obra vai custar 750 mil euros.

"Esta era uma reivindicação justa da população destas freguesias porque trata-se de uma necessidade básica das pessoas. Era um investimento prioritário da autarquia, mas foi preciso criar condições para que as obras se realizassem", explicou Paulo Cunha.

"Trata-se de um investimento exclusivo da câmara municipal, sem acesso a fundos comunitários, mas que não depende só da autarquia, pois não havia nesta zona intercetores, e enquanto não havia rede em alta de água e saneamento a câmara não podia executar as obras", justificou.

Além desta empreitada, arrancam nos próximos dias mais oito grandes obras no terreno. As obras vão permitir que no próximo ano a cobertura de água no concelho passe para 95,9 por cento e a cobertura de saneamento chegue aos 82,7 por cento.
Vila Nova de Famalicão Paulo Cunha Vale do Rio Pelhe Vale S. Cosme Telhado habitações saneamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)