Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

13 milhões para investir em rede de rega agrícola

Obras de reabilitação e modernização dos sistemas de Lagoa e de Benaciate (Silves).
José Carlos Eusébio 24 de Dezembro de 2017 às 07:34
Atual canal de rega, construído há quase 60 anos, será substituído por sistema de distribuição de água por pressão
Atual canal de rega, construído há quase 60 anos, será substituído por sistema de distribuição de água por pressão FOTO: Pedro Noel da Luz
Mais de 13 milhões de euros vão ser investidos na reabilitação e modernização do sistema de rega agrícola do concelho de Lagoa e em Benaciate (Silves). A concretização destas obras permitirá evitar o desperdício de água.

O concurso público para a modernização do bloco de rega de Lagoa foi lançado na sexta-feira pela Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão. O preço base atinge 11,3 milhões de euros e o prazo de execução é de 670 dias.

"A área abrangida é de 1200 hectares", refere ao CM José Vilarinho, presidente da associação de regantes, adiantando que o número de agricultores é de "cerca de 700".

O atual canal de rega, que foi construído há quase 60 anos, será substituído por um sistema de distribuição de água por pressão, através de condutas. Isso permitirá "acabar com o desperdício de água", explica José Vilarinho, dado que atualmente existe alguma água que se perde "no fim do canal".

A obra prevê a construção de um reservatório de regularização e de duas estações elevatórias, bem como a criação de redes secundárias de rega e a automatação e telegestão do sistema a implementar.

Entretanto, serão investidos cerca de dois milhões de euros na zona de Benaciate, no concelho de Silves, abrangendo uma área de 380 hectares e com aproximadamente duas centenas de agricultores. A rede de distribuição atual será substituída e colocados novos contadores de água.

Todo este investimento é realizado com recurso a fundos comunitários, que comparticipam 85% dos custos, sendo o resto da verba suportada pelo Estado português.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)