O Governo anunciou a segunda edição do programa cultural 365 Algarve, que prevê a realização de um total de 525 iniciativas na região durante os meses de época baixa, entre outubro de 2017 e maio de 2018.
O investimento vai ser suportado pelo Turismo de Portugal e mantém-se nos 1,5 milhões de euros.
Em comunicado, os ministérios da Cultura e da Economia referem que "as 525 iniciativas constituem uma programação cultural construída exclusivamente a partir de propostas de agentes culturais e de animação turística regionais e sediados no Algarve".
O Governo salienta ainda que foram recebidas 135 propostas artísticas, de 97 entidades, e selecionados 24 projetos, que resultam nas 525 apresentações previstas (cerca de metade das mil que aconteceram na primeira edição).
Sob o tema ‘Um território de sol para as artes’, o Algarve 365 vai contar com quatro eventos-âncora: o Festival Internacional de Luz do Algarve (LUZA), que vai decorrer de 24 a 26 de novembro, em Loulé, o Festival do Contrabando, que acontece em Alcoutim de 23 a 25 de março, o Festival Algarve Jazz Gourmet Moments, que decorre de 25 a 27 de maio, em Lagos, e o projeto ‘Lavrar o Mar’, que vai acontecer em vários locais, na altura do Ano Novo, da Páscoa e com projetos de regularidade de outubro a maio.
Segundo um estudo da Região de Turismo do Algarve, 84 por cento dos residentes e 79 por cento dos visitantes que assistiram a eventos da primeira edição daquele programa cultural "ficaram satisfeitos com a sua experiência e pretendem recomendar a iniciativa nos seus círculos mais próximos".