Barra Medialivre

Correio da Manhã

Portugal
3
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

25 mil pessoas sem gás na Linha de Sintra

Obra danificou conduta de gás natural da Lisboagás. Massamá e Monte Abraão foram as zonas mais afetadas.
Pedro Ramos Bichardo 25 de Abril de 2019 às 10:16
Eduardo Nobre lamenta prejuízo
Abastecimento cortado em Monte Abraão e Massamá
Eduardo Nobre lamenta prejuízo
Abastecimento cortado em Monte Abraão e Massamá
Eduardo Nobre lamenta prejuízo
Abastecimento cortado em Monte Abraão e Massamá
Foram 24 horas de indignação e incerteza para quem vive em Monte Abraão e Massamá, no concelho de Sintra. Foi ao início da tarde de terça-feira que mais de 25 mil pessoas ficaram sem gás natural devido a uma rutura numa conduta.

Indignadas, contactaram a Lisboagás, que através de uma gravação se limitava a dizer que lamentava a situação, informando que o problema estava a ser tratado por técnicos no local.

Só às 15h10 de ontem, ou seja, 24 horas depois do corte, é que a Lisboagás prestou mais informação aos seus clientes. A empresa diz que ocorreu uma "rutura na rede de distribuição que abastece as localidades de Belas, Massamá e Queluz, o que conduziu à falta de fornecimento de gás natural".

Só durante a manhã de ontem é que o problema começou a ser resolvido, estando ao final da tarde em curso o restabelecimento do normal fornecimento de gás natural.

Eduardo Nobre tem uma pastelaria há mais de 30 anos em Queluz. Não se recorda de uma situação idêntica que tenha prejudicado tanto o negócio. "Tive de colocar um papel a informar que não ia servir refeições. Foi um dia perdido", lamentou, referindo que muitos restaurantes tiveram de fechar portas.

Com a conduta de gás reparada, os técnicos da empresa fornecedora tiveram de andar pelas ruas dos locais afetados a reabrir as válvulas de segurança, uma a uma, situação que durou várias horas.

No espaço público, as conversas tinham como mote a falha no abastecimento de gás natural, com muitos populares a estranharem o facto de alguns locais continuarem com fornecimento, enquanto casas ao lado estavam sem gás há um dia.

A Proteção Civil de Sintra acompanhou a situação.
Belas Monte Abraão Massamá Sintra Lisboagás Queluz economia negócios e finanças questões sociais
Ver comentários
C-Studio