A implementação de parques de estacionamento pagos no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, está a motivar uma onda de contestação interna. Funcionários da unidade hospitalar revelaram ao
CM que foram convidados pela administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) a levantar um cartão de estacionamento, pelo qual podem chegar a pagar mais de 15 euros todos os meses.
"Eu tenho horário fixo e irei pagar entre 12 a 15 euros por mês. Quem entra e sai a horas diferentes pode vir a ser ainda mais prejudicado", explicou uma auxiliar de ação médica. A insatisfação é generalizada e, nos corredores do hospital, corre já um abaixo-assinado contra a decisão da administração.
"Médicos, enfermeiros e auxiliares estão a assinar um documento para entregar à administração porque isto é inadmissível", revelou outra auxiliar. Ao que o
CM conseguiu apurar, apenas os membros da direção do Hospital de S. Bernardo estão isentos do pagamento mensal dos novos parqueamentos, mantendo os lugares de estacionamento que já tinham anteriormente.
O
CM confrontou o CHS com os novos dados recolhidos junto dos funcionários daquele hospital, bem como a confirmação do pagamento mensal a que cada colaborador está obrigado, mas em resposta o centro hospitalar esclareceu apenas que "à semelhança do que já acontece na maioria dos hospitais públicos, a gestão do parqueamento de viaturas no HSB será efetuada pelo SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, entidade do Ministério da Saúde parceira de diversos hospitais públicos".