Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Aeroporto do Porto quer 10 milhões de viajantes

Empresa comprometeu-se a dar informações regulares sobre expansão do aeroporto.
Patrícia Lima Leitão 6 de Junho de 2017 às 09:05
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
A ANA - Aeroportos de Portugal pretende aumentar de nove para dez milhões o número de passageiros no Aeroporto do Porto. A intenção foi anunciada ontem numa reunião com Emídio Sousa, presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CMP).

Cada milhão de passageiros representa cerca de 700 postos de trabalho. Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia, também presente na reunião, congratulou-se com a notícia, realçando, contudo, ser necessário "acautelar" o que implicará esse crescimento. Em causa está o aumento de viaturas que se deslocarão até à infraestrutura aeroportuária, pelo que se terá de construir parques de estacionamento e melhorar os acessos viários para que os municípios envolventes não sejam perturbados.

Da reunião ficou o compromisso da ANA de dar a conhecer toda a informação técnica, com regularidade, sobre a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. "O aeroporto vai ser expandido e é o que tem maior potencial de expansão em Portugal" afirmou Emídio Sousa.

Acrescentou que ficou "agradavelmente surpreendido com a abertura de partilha e de diálogo" demonstrada pela ANA, bem como a abertura de ouvir as preocupações da região e em especial dos municípios envolventes ao aeroporto - Maia, Matosinhos e Vila do Conde -, relacionadas com os problemas de acessos viários.

A empresa de aeroportos avançou, ainda, que o aeroporto do Porto poderá ser uma grande alternativa para o esgotamento do de Lisboa, sendo que tem ainda "muita" vontade de trazer novas companhias aéreas para o Porto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)