Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Alcoutim transforma moinhos antigos em observatórios astronómicos

Câmara já lançou concurso para intervir num dos dois espaços.
José Carlos Eusébio 16 de Novembro de 2019 às 10:16
Equipamentos abandonados vão ser recuperados e transformados em observatórios astronómicos
Equipamentos abandonados vão ser recuperados e transformados em observatórios astronómicos FOTO: Direitos Reservados
Dois antigos moinhos de vento localizados na zona da Pateira, em Alcoutim, vão ser recuperados e transformados em observatórios astronómicos, funcionando um deles também como albergue.

"Os moinhos têm uma localização privilegiada para a observação dos astros, dado que ficam numa zona afastada e elevada, onde não existe poluição luminosa", explica ao CM Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim.

Para já, a autarquia conseguiu a aprovação de uma candidatura que tinha efetuado ao programa comunitário Interreg, que garante uma comparticipação de quase 50% dos custos das obras que vão ser realizadas num dos moinhos.

O concurso público da empreitada foi lançado no mês passado pela Câmara de Alcoutim, estando previsto o investimento de cerca de 264 mil euros na recuperação e conversão do velho edifício em observatório astronómico e albergue.

Se tudo correr dentro da normalidade, a autarquia espera adjudicar a obra ainda este ano, devendo a mesma ser concluída no prazo de 10 meses. O projeto contempla a instalação de uma cúpula e equipamentos para observação dos astros na parte superior do edifício.

Quanto ao outro moinho, o processo está mais atrasado, estando a câmara a tentar obter também apoio comunitário para avançar com a obra.
Refira-se que no concelho de Alcoutim existiam muitos moinhos, mas quase todos acabaram por deixar de ser utilizados e muitos estão em ruínas. Atualmente, existe apenas um que está recuperado e que ainda é usado ocasionalmente para moer cereais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)