Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Alfa Pendular chega amanhã à cidade berço por 32,80 euros

Viagem inaugural vai contar com os presidentes da CP e das autarquias de Guimarães, Trofa e Santo Tirso.
Liliana Rodrigues 30 de Abril de 2016 às 06:00
A partir de amanhã, a cidade berço e a capital passam a estar ligadas pelo comboio mais rápido a circular em Portugal: o Alfa Pendular. A primeira viagem da nova ligação chega a Guimarães às 11h53 e reveste-se de simbolismo: conta com a presença do presidente da CP, Manuel Queiró, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, bem como dos homólogos de Santo Tirso e da Trofa, concelhos também abrangidos pelo novo serviço.

Apesar de satisfeitos com a nova aposta da CP, alguns utilizadores criticam os horários que vão estar em vigor e que muitos passageiros garantem ao Correio da Manhã que "não trazem mais-valia a quem precisa de se deslocar, no mesmo dia, entre Guimarães e Lisboa".

No entanto, a alternativa pode passar pela utilização do Intercidades, numa das viagens, já que os horários permitem aos utilizadores optar por essa hipótese. O preço é considerado pelos utentes como razoável: cada viagem vai custar 32,80 euros - o mesmo preço praticado entre Lisboa e Braga.

Com estas novas viagens, a CP duplica a oferta de longo curso para Guimarães. As novas ligações desde Lisboa têm um tempo de viagem de cerca de três horas e 50 minutos. Aos dois Intercidades que fazem atualmente a ligação diária entre Guimarães e Lisboa (um por sentido), juntam-se, assim, mais dois comboios Alfa Pendular, num total de quatro ligações diárias entre as cidades.

"As duas capitais do País passam a estar ligadas, finalmente, por um transporte de velocidade elevada, moderno e com o máximo conforto num serviço de longo curso. Trata-se de um investimento público que terá um retorno para o operador, também público, muito positivo", considerou Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)