Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Algas invadem praias do sotavento algarvio

Manto verde de algas não oferece qualquer perigo para os banhistas.
Ana Palma 15 de Agosto de 2019 às 10:35
Manto verde criado por algas foi criado sobretudo na zona da rebentação nas praias entre Manta Rota e praia Verde
Manto verde criado por algas foi criado sobretudo na zona da rebentação nas praias entre Manta Rota e praia Verde FOTO: Direitos Reservados
Nos últimos dias, uma grande quantidade de algas tem vindo a invadir as praias do sotavento algarvio, com especial destaque para as do concelho de Vila Real de Santo António, nomeadamente entre a Manta Rota e a praia Verde. Monte Gordo, em especial, tem um verdadeiro manto verde no areal e na rebentação.

O fenómeno foi confirmado ontem ao CM pelo comandante das Capitanias dos Portos de Vila Real de Santo António e de Tavira, Rui Vasconcelos de Andrade, que garantiu tratar-se de uma "situação normal" e que tem sido recorrente "desde o início da época balnear".

No entanto, ao que o CM apurou, com o crescente número de queixas a autarquia decidiu avançar com uma ação de limpeza do areais do concelho já esta quarta-feira à noite. As algas, embora causem algum desconforto, não oferecem perigo para os banhistas. Costumam ser levadas pelas marés ou decompõem-se naturalmente.

Esta situação afeta também algumas praias do barlavento - como a praia da Rocha, em Portimão, onde a Empresa Municipal de Águas e Resíduos do concelho já procedeu à limpeza do areal. As algas chegaram a atingir 30 centímetros de altura.

No caso das praias do sotavento, o facto de agora haver mais banhistas leva a um maior número de queixas, até porque as algas se acumulam sobretudo na zona da rebentação. O facto de nos últimos tempos não se ter verificado ondulação de sueste, que arrasta as algas, agrava a situação.

A Agência Portuguesa do Ambiente referiu ao CM que "o fenómeno é natural e não oferece qualquer perigo".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)