Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Amianto perigoso está a ser retirado de escolas

Obra tem um custo total de mais de 176 mil euros e vai durar quatro meses.
Ana Palma e José Carlos Eusébio 21 de Dezembro de 2018 às 09:35
Amianto perigoso está a ser retirado de escolas
Amianto perigoso está a ser retirado de escolas FOTO: Direitos Reservados
Os telhados de fibrocimento - que poderão conter amianto - das escolas básicas de Coca Maravilhas e de Chão das Donas, em Portimão, estão a ser removidos. A obra tem a duração de quatro meses.

A empreitada, que representa um investimento de mais de 176 mil euros, "permite que todas as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho fiquem sem fibrocimento", esclarece a Câmara de Portimão, que está a proceder à substituição.

No que se refere à Escola Básica de Coca Maravilhas, os trabalhos "implicam a remoção de mais de dois mil metros quadrados de cobertura de fibrocimento, sendo que na escola de Chão das Donas será substituída uma área de cobertura com cerca de 650 m2", revelou a autarquia.

Os trabalhos mais sensíveis estão a ser efetuados durante a pausa escolar, ainda a decorrer, garantindo-se desta forma que os alunos não estejam nos estabelecimentos de ensino.

Recorde-se que o amianto é um material tóxico e potencialmente cancerígeno.

"Com a concretização desta obra, ficamos com todas as escolas do concelho que se encontram sob tutela da autarquia [até ao 9º ano de escolaridade] sem fibrocimento", salientou ao CM Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão. E acrescentou que era "era uma preocupação resolver esta situação, dado que é assumido que se trata de um material que acarreta perigo para a saúde".

A Escola Básica de Coca Maravilhas é atualmente frequentada por cerca de 320 alunos, incluindo as crianças do jardim de infância. Por outro lado, a escola de Chão das Donas é frequentada por uma centena e meia de estudantes (número que inclui os alunos que apenas se deslocam àquele estabelecimento para almoçar).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)