Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Arcebispo medalhado no Dia de Esposende

Agustina Bessa-Luís vai ser homenageada a título póstumo.
Manuel Jorge Bento 15 de Agosto de 2019 às 11:25
D. Jorge Ortiga será um dos cidadãos distinguidos no Dia do Município
D. Jorge Ortiga será um dos cidadãos distinguidos no Dia do Município FOTO: Nuno Fonseca
Pelo "relevante contributo para o engrandecimento espiritual e evangelização da Diocese de Braga" e "acompanhamento permanente, cooperante e próximo das ações do arciprestado, do município e da sua população", a Câmara de Esposende atribui o mais alto galardão ao arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. A medalha de honra será entregue 2ª feira, no âmbito da comemoração do Dia do Município e da Cidade de Esposende.

"A atribuição deste título honorífico acontece no ano em que D. Jorge Ortiga apresentou a sua resignação ao Papa Francisco, como manda o Código de Direito Canónico", refere a autarquia, em comunicado. Já pelos 50 anos de sacerdócio, serão distinguidos, com a medalha de mérito municipal, os sacerdotes Arlindo de Areia Amaro, António das Neves Regado Carqueijó e Gil Afonso Losa, todos de Marinhas, o padre António Jorge da Torre, de Vila Chã, e o pároco Joaquim Vilas Boas Lima, de Forjães.

Mas as distinções incluem ainda, a título póstumo, a escritora Agustina Bessa-Luís, com medalha de mérito cultural, e João Carvalho, antigo presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com uma medalha de mérito.

Haverá ainda homenagens para o cidadão António de Boaventura e a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende, entre outros distinguidos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)