Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Assistentes operacionais fazem greve no Hospital de Braga

Estão excluídos do acordo de trabalho coletivo vigente nos hospitais entidades públicas.
Sérgio Pereira Cardoso 4 de Outubro de 2019 às 08:29
Hospital de Braga
Hospital de Braga
Hospital de Braga
Hospital de Braga
Hospital de Braga
Hospital de Braga
Os assistentes operacionais do Hospital de Braga decidiram ontem, em plenário, marcar uma greve para 30 de outubro para protestar contra a exclusão do acordo de trabalho coletivo vigente nos hospitais entidades públicas empresariais, anunciou um sindicato que os representa.

No final do plenário de ontem, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Publicas e Sociais do Norte [STFPSN], afeto à CGTP, Orlando Gonçalves, adiantou ainda que, ao mesmo tempo que se irá cumprir a greve, os trabalhadores vão fazer uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, em Braga.

Segundo explicou o sindicalista, os assistentes operacionais do Hospital de Braga, que funcionou até 1 de setembro como parceria público-privada (PPP), não passaram a ser abrangidos pelos acordo coletivo em vigor nos restantes hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"O hospital era PPP, passou a EPE [com estatuto de entidade pública empresarial] a 1 de setembro. Há um acordo coletivo que dá direito às 35 horas, entre outras questões. Braga, na altura em que o acordo entrou em vigor, não era EPE, logo o acordo não se aplicou. Agora é uma EPE e não faz sentido que não se aplique", apontou.

O sindicalista acusou ainda o Ministério da Saúde de andar a "empatar a aplicação deste acordo, dizendo que há contratos a analisar" e que, "para piorar, o Governo, a 20 de setembro, quando o Hospital de Braga já era uma EPE, assinou um acordo coletivo para aplicar aos trabalhadores das carreiras não revistas e que continua a deixar de fora o Hospital de Braga". "Nós não assinamos enquanto ainda não estiver lá o Hospital de Braga", avisou.
Hospital de Braga Ministério da Saúde Braga PPP EPE questões sociais saúde sociedade (geral) hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)