Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Aumentar exportações com obra de 30 milhões

Até 2020 empresa alemã do setor automóvel prevê dar emprego a 500 pessoas.
Tiago Virgílio Pereira 14 de Outubro de 2016 às 08:43
Construção da nova unidade fabril já começou na zona industrial do Lagedo, em Santiago de Besteiros
Construção da nova unidade fabril já começou na zona industrial do Lagedo, em Santiago de Besteiros FOTO: Tiago Virgílio Pereira
Uma fábrica de componentes de tecnologia de escape vai nascer no concelho de Tondela. As obras já arrancaram e estima-se que a unidade fabril entre em funcionamento em agosto do próximo ano. Vão ser criados 120 postos de trabalho que podem aumentar para os 500, em 2020. O investimento desta unidade alemã ascende aos 30 milhões de euros.

Os mais de 11 hectares de terreno na zona industrial do Lagedo, em Santiago de Besteiros, estão a ser terraplanados, para que nos próximos dias comecem a ser edificados 25 mil metros quadrados, que duplicam nos próximos quatro anos. Há ainda uma área destinada ao estacionamento, que contará 560 lugares, e um parque de jogos para funcionários.

"Até 2020 vão ser gerados mais de 500 postos de trabalho e muitos quadros superiores que vão desenvolver a economia local, o setor da habitação e proporcionar um incremento na estrutura social do concelho" referiu o presidente da autarquia, José António Jesus.

Em comunicado, a empresa Eberspaecher esclareceu que "as novas encomendas pediam a ampliação das capacidades de produção na Europa" e por isso investiu cerca de 30 milhões de euros em Tondela. Os concelhos de Viseu, Nelas e Mangualde também estavam interessados em que a empresa ali se instalasse mas perderam a ‘corrida’. "Com este investimento não tenho dúvidas de que Tondela vai tornar-se no concelho mais exportador de toda a região", reforçou José António Jesus. Estima-se que a capacidade anual de produção da unidade seja de 2,5 milhões de componentes de escape.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)