Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Autoridades em alerta para festejo nos Aliados

Gestão da multidão coordenada ao minuto através das câmaras do Centro de Gestão Integrada.
Ana Isabel Fonseca 28 de Dezembro de 2019 às 10:34
Autoridades preparam operação de segurança e mobilidade
Centro de Gestão Integrada do Porto
Autoridades preparam operação de segurança e mobilidade
Centro de Gestão Integrada do Porto
Autoridades preparam operação de segurança e mobilidade
Centro de Gestão Integrada do Porto
As câmaras de videovigilância do Centro de Gestão Integrada do Porto vão permitir que a operação de Passagem de Ano na cidade seja controlada ao minuto. A segurança será apertada, tanto mais que é esperada uma verdadeira multidão na avenida dos Aliados.

"Se o tempo ajudar, contamos ter uma verdadeira enchente neste que é a principal sala de visitas da Invicta. No ano passado contámos com cerca de 200 mil pessoas", afirmou Rui Moreira, presidente da câmara, durante a apresentação do plano de mobilidade e segurança.

A gestão da multidão será a grande preocupação da polícia. "É difícil, para quem está no terreno, identificar zonas de estrangulamento, mas nós vamos controlar isso no centro. Numa situação extrema, caso se perceba que a praça não comporta mais pessoas, teremos de proibir as entradas", indicou o superintendente-chefe Paulo Lucas, comandante da PSP do Porto, dando conta de que haverá revistas pessoais pontuais.

Várias barreiras serão colocadas, sendo que, na avenida dos Aliados, serão de betão. "Continuamos a ter essa preocupação, não associada ao terrorismo, mas porque alguém, sob o efeito de álcool ou noutra situação descontrolada, pode tentar entrar numa zona onde estão milhares de pessoas", adiantou o comandante da PSP.

A circulação automóvel estará condicionada em vários pontos, mas a oferta de transportes públicos será alargada. Os comerciantes não podem vender bebidas em recipientes de vidro, mas quem quiser poderá levar garrafas de champanhe para os Aliados. O espetáculo de fogo de artifício arranca à meia-noite e terá a duração de 16 minutos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)