Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Avenida do Carnaval pode ganhar cobertura

Câmara de Ovar já contactou empresas à procura de solução para resguardar figurantes e público.
Manuel Jorge Bento 2 de Dezembro de 2016 às 08:33
Carnaval em Ovar
Carnaval em Ovar FOTO: Rafaela Cadilhe
A possibilidade de instalarmos uma cobertura ao longo da avenida do Carnaval continua a ser um projeto em desenvolvimento, mas seguramente não é para concretizar em 2017." Alexandre Rosas, vereador da Cultura da Câmara de Ovar, indica que várias empresas foram já contactadas no sentido de proporem soluções que, em caso de chuva, permitam resguardar as bancadas da assistência, os figurantes carnavalescos e carros alegóricos.

Se, no próximo ano, o Carnaval de Ovar continuar dependente das condições meteorológicas, há várias regras que vão ser já implementadas. Uma delas é a duração máxima de quatro horas para cada desfile. "O objetivo é que aquele comece às 14h30 e possa acabar às 18h00 ou 18h30, quando até aqui chegavam a ser 20h00 e ainda havia grupos a passar", afirmou.

Entre as mudanças, acordadas com representantes dos 20 grupos de Carnaval e quatro escolas de samba do concelho – e que serão testadas em 2017 –, há ainda melhores condições para os espectadores. "Vamos ter 500 metros de uma plataforma com três níveis de altura, cada um com 20 centímetros de diferença em relação aos outros", revela o vereador.

Haverá ainda entrada policiada na Noite Mágica, na véspera do feriado, durante a qual a festa decorre no centro histórico da cidade. O acesso será realizado através de treze entradas, que serão controladas por seguranças. "Continua gratuito mas queremos controlar melhor o número de pessoas que entram e o que elas trazem consigo para garantir que não há material pirotécnico, garrafas e coisas assim", disse Alexandre Rosas.

Com um orçamento a rondar os 500 mil euros, o Carnaval de Ovar contará com cerca de dois mil participantes, ao longo de um mês de folia, cheio de atividades lúdicas.
avenida do Carnaval Alexandre Rosas Câmara de Ovar Carnaval festividades
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)