Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Bairro em Santo André alvo de requalificação

Bairro das Flores nasceu há 40 anos para receber trabalhadores do complexo de Sines.
Joaquim Bernardo 2 de Janeiro de 2018 às 08:31
Bairro das Flores
Bairro das Flores
Bairro das Flores
Bairro das Flores
Bairro das Flores
Bairro das Flores
As obras de requalificação do espaço público do bairro das Flores, o maior da cidade de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, vão avançar, num investimento de dois milhões de euros promovido pela autarquia. O contrato para a empreitada já foi assinado entre a autarquia e a empresa Protecnil, sendo que o início das obras está previsto para breve.

A duração estimada da obra é de 18 meses e será realizada de forma faseada "para diminuir os incómodos causados pela intervenção", informou a autarquia.

O bairro das Flores foi construído há 40 anos para receber a população oriunda das antigas colónias e de outras regiões do País, para trabalhar na construção do Complexo Industrial de Sines. Segundo Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, o projeto prevê a "requalificação da imagem geral do bairro, quer a nível paisagístico, quer funcionalmente, recorrendo ao espaço público para preservar a memória do local, valorizando os usos partilhados com o qual foi pensado, mas garantindo a segurança dos seus utilizadores".

A repavimentação de passeios, a criação de acessos desnivelados às passadeiras, a remoção de obstáculos, a redefinição de áreas pedonais, de circulação mistas e viárias com diferenciação de materiais usados, a uniformização de ruas interiores do bairro e a redefinição da rede de rega dos espaços verdes são outras das intervenções previstas.

"Esta intervenção irá resolver muitos problemas, como é o caso da drenagem das águas pluviais, as acessibilidades e o estacionamento", acrescenta o autarca Álvaro Beijinha.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)