Uma baleia com cerca de 12 metros de comprimento deu este sábado de manhã à costa na praia de Quarteira, no concelho de Loulé. O cetáceo, que segundo testemunhas ainda estaria vivo quando chegou à zona de rebentação, acabou, contudo, por morrer. O alerta foi dado à Polícia Marítima e à GNR pelas 08h40, por populares. O animal terá sido arrastado para a praia devido à força da agitação marítima.
Durante algum tempo, o cadáver do animal manteve-se na zona de rebentação, após o que "foi arrastado pela ondulação e levado para fora, deixando de se ver", referiram testemunhas ao
CM, as quais esclareceram que "a baleia estava praticamente encostada ao molhe".
Com o aparecimento do animal, dois enfermeiros veterinários do centro de Reabilitação do Zoomarine foram chamados ao local para analisar o cetáceo. "Fomos alertados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e deslocámo-nos até aqui para perceber o que levou o animal a ter dado à costa" disse ao
CM Antonieta Nunes, uma das enfermeiras.
Apesar de a baleia ter sido levada pelo mar antes da chegada dos técnicos, pelas fotos tiradas por populares foi possível verificar que "o animal estaria, quase com toda a certeza, morto", acrescentou Antonieta Nunes.
O elevado porte deste tipo de animais leva a que não seja possível tratá-los no centro de reabilitação do Zoomarine e, por isso, os cuidados médicos e a análise ao cetáceo são sempre coordenados com o ICNF.
Ao que apurou o
CM, existe a hipótese de que a baleia possa voltar a ser trazida pelo mar para terra, nomeadamente em altura de praia-mar.