Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Biblioteca Pública mostra livro com cinco séculos

Entre os mais de 500 mil volumes que esta biblioteca possui 54 são incunábulos.
Secundino Cunha e Fátima Vilaça 13 de Julho de 2016 às 20:48
Biblioteca Pública de Braga assinala, a partir de hoje e até meados do próximo ano, os 175 anos da sua existência
Biblioteca Pública de Braga assinala, a partir de hoje e até meados do próximo ano, os 175 anos da sua existência FOTO: Nuno Fernandes Veiga
A Biblioteca Pública de Braga inicia hoje, pelas 16h30, a celebração do 175º aniversário, que decorre até meados do próximo ano. A primeira iniciativa tem lugar por volta das 16h30 e consta da exibição de um livro com mais de 500 anos.

Trata-se do incunábulo ‘Hortus Sanitatis’, de 1496, um dos primeiros livros ilustrados impressos sobre medicina e história natural.
A par da exposição desta raridade, poderão observar-se fotografias literárias de Ana Carneiro e uma mostra evocativa do escritor David Mourão Ferreira, quando passam vinte anos sobre o seu falecimento.

A biblioteca, criada por decreto de Almeida Garrett e várias vezes visitada por Alexandre Herculano, vai assinalar a efeméride com diversos eventos, como conferências, exposições, concertos, visitas e vários projetos editoriais.

"São 175 anos de preservação da memória e de promoção da cultura e do conhecimento. Queremos reforçar a vitalidade desta biblioteca e sensibilizar a sociedade para o que a diferencia, como um espólio de 500 mil volumes, que inclui preciosas raridades", diz o diretor, Elídio Araújo.

A Biblioteca Pública de Braga tem 54 obras das origens da imprensa, como a que vai ser hoje exposta no átrio da Reitoria da Universidade do Minho, a ‘Hortus Sanitatis’. Produzido em Estrasburgo, o incunábulo tem mais de mil entradas sobre plantas, animais, pedras e fármacos. Já no átrio da biblioteca, David Mourão Ferreira é homenageado com uma mostra de mais de 50 obras do autor, como ‘As Lições do Fogo’ ou ‘Um Amor Feliz’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)