Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Bombeiros combatem solidão dos mais velhos

Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar disponibiliza diversas atividades a cidadãs seniores.
Manuel Jorge Bento 8 de Outubro de 2017 às 06:00
Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar
Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar
Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar
Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar
Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar
Projeto PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar
São mulheres, entre os 59 e os 91 anos, e participaram em várias ações de combate à solidão e isolamento promovidas pelos Bombeiros de Leça do Balio, Matosinhos, desde o final de agosto, no âmbito do projeto social PAZ - Proteger, Apoiar, Zelar. "Já tivemos estimulação cognitiva, através da gerontologia, terapia assistida por animais, a parte da saúde com a enfermeira, vamos ter a ginástica adaptada e meditação dinâmica", indicou a psicóloga Cláudia Costa, que dinamiza a iniciativa.

O projeto PAZ nasceu da perceção dos bombeiros, no transporte diário das pessoas para consultas ou emergências hospitalares, de que "precisavam muito de companhia e de quem as ouvisse", disse o comandante da corporação. Carlos Abalada espera que o "projeto pioneiro" se prolongue pelo máximo de tempo possível, já que a população "está cada vez mais envelhecida". Indica que a corporação está disponível "a receber estas pessoas durante o tempo que elas quiserem".

As nove mulheres que integram o projeto PAZ foram selecionadas "segundo critérios sociais e de acareação", referiu a psicóloga Cláudia Costa, que sublinha a importância das atividades. "Dá-lhes algum ânimo e prazer em sair de casa e sentirem-se bem", explicou.

Maria Pereira, 63 anos, considera importante "conviver" e assume que está "a adorar" a iniciativa dos Bombeiros de Leça do Balio. "Nesta idade, precisamos de exercitar a memória, de não estarmos parados, e isto é bom. Tenho muitos amigos e sinto-me feliz com as capacidades que ainda tenho", disse Celeste Braga, de 91 anos, que está há quatro num lar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)