Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Braga quer mais 20 quilómetros de rede ciclável em 2 anos

Plano inclui 26 quilómetros de percursos 100% acessíveis e 8 quilómetros de corredor ‘Bus’.
Liliana Rodrigues 24 de Dezembro de 2017 às 07:33
Câmara de Braga pretende continuar a apostar em espaços e vias que possibilitem a mobilidade e a prática desportiva
Câmara de Braga pretende continuar a apostar em espaços e vias que possibilitem a mobilidade e a prática desportiva FOTO: Direitos Reservados
Até 2020, a Câmara de Braga quer criar mais de 20 quilómetros de rede ciclável, oito quilómetros de faixas ‘Bus’ e 26 quilómetros de percursos 100% acessíveis. As metas estão patentes no plano de atividades da autarquia para 2018, que aponta para "uma forte intervenção pública ao nível da mobilidade" a levar a cabo nos próximos quatro anos.

Contudo, é já no próximo ano que a autarquia arranca no terreno com o denominado Plano de Mobilidade Integrada e Gestão de Tráfego para o Concelho de Braga, que será o guião de apoio à decisão nas áreas do trânsito e da mobilidade.

Na prática, o documento aprovado pelo executivo municipal prevê a concretização do projeto de inserção urbana de transporte público na rodovia e a eliminação de barreiras urbanísticas e arquitetónicas em diversos locais: Montélios, na envolvente à Torre Europa, no quarteirão da Makro e na Quinta da Fonte.

A gestão da mobilidade dos principais parques industriais do concelho de Braga e a reorganização viária e dos estacionamentos dentro desses espaços são outras das prioridades da Câmara de Braga para os próximos anos.

O documento servirá ainda de apoio à revisão do Plano Diretor Municipal em matéria de mobilidade, designadamente na revisão das plantas da hierarquia viária e ciclável.

O plano é apontado como "um documento estratégico que servirá como instrumento de atuação e sensibilização para encontrar soluções sustentadas de mobilidade para a resolução dos problemas relacionados com o tráfego automóvel, estacionamento e transportes coletivos".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)